quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

10 Animais Fantásticos e onde Habitam do Livro.

ACROMANTULA (ACROMÂNTULA)
A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana. É originária de
Bornéu, onde habita a mata fechada. Suas características incluem pelos negros e grossos que
lhe cobrem o corpo; as pernas têm uma envergadura que pode abranger até quatro metros e
meio; as pinças produzem um estalido distinto quando ela se excita ou se irrita; e, finalmente,
produz uma secreção venenosa e tece teias abobadadas no solo. A acromântula é carnívora e
prefere presas de grande porte. A fêmea é maior do que o macho e pode pôr até cem ovos de
cada vez. Macios e brancos, eles têm o tamanho de uma bola inflável de piscina. Os filhotes
nascem de seis a oito semanas após a postura. Os ovos de acromântula são classificados como
Artigos Não Comerciáveis Classe A pelo Departamento para Regulamentação e Controle das
Criaturas Mágicas, o que significa que sua importação ou venda é punida com severidade.
Acredita-se que esse animal foi desenvolvido por bruxos, possivelmente com a finalidade
de guardar suas casas ou tesouros, como acontece com a maioria dos seres criados por meio
de magia.11 Apesar de sua inteligência quase humana, a acromântula, no entanto, não é
treinável e oferece extremo perigo a bruxos e trouxas.

ASHWINDER (CINZAL)


O ashwinder (cinzal) se forma quando se permite que um fogo mágico12 arda livremente
durante muito tempo. Uma cobra fina, cinza-claro, de olhos rutilantes, surgirá das brasas desse
fogo e rastejará para as sombras da habitação em que se encontra, deixando um rastro de
cinzas atrás de si.
O cinzal vive apenas uma hora, tempo usado para procurar um lugar escuro e protegido e ali
depositar seus ovos, depois do que ele vira pó. Os ovos são vermelho-vivo e liberam um
intenso calor. Podem incendiar uma habitação em minutos se não forem encontrados e
congelados com um feitiço apropriado. O bruxo que perceber que há um ou mais cinzais soltos
em casa deve procurar rastreá-los imediatamente e localizar a ninhada de ovos. Uma vez
congelados, os ovos são muito valiosos para o preparo de Poções de Amor e podem ser
comidos inteiros como remédio para a malária.
Os cinzais são encontrados no mundo inteiro.

AUGUREY (AGOUREIRO)
O augurey (agoureiro) é nativo da Grã-Bretanha e da Irlanda, embora por vezes seja
encontrado em outros países do norte europeu. Pássaro magro e de aspecto tristonho, que
lembra um abutre pequeno e malnutrido, o agoureiro é preto-esverdeado. É extremamente
tímido, faz ninho em moitas espinhosas, come grandes insetos e fadas, só voa sob chuva
pesada e, no restante do tempo, fica escondido em seu ninho em feitio de lágrima.
O agoureiro tem um canto baixo e soluçante característico, que antigamente se acreditava
anunciar a morte. Os bruxos evitavam os ninhos de agoureiro com medo de ouvir esse som de
partir o coração, e acredita-se que mais de um bruxo sofreu um ataque cardíaco ao passar por
uma moita e ouvir o lamento de um agoureiro escondido.13 Com o tempo, porém, pesquisas
pacientes revelaram que esse pássaro simplesmente anuncia a aproximação da chuva.14 Desde
então, ele entrou na moda como barômetro caseiro, embora haja quem ache difícil aturar o seu
lamento contínuo durante os meses de inverno. As penas do agoureiro não servem para fazer
canetas porque repelem a tinta.

BASILISK (BASILISCO)

O primeiro basilisco de que se tem notícia foi criado por Herpo, o Sujo, um bruxo das trevas
de nacionalidade grega e ofidiglota, que descobriu, após muitas experiências, que um ovo de
galinha chocado por um sapo produzia uma cobra gigantesca dotada de poderes
extraordinariamente perigosos.
O basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O
macho tem uma pluma vermelha na cabeça. Suas presas são excepcionalmente venenosas, mas
seu órgão de ataque mais poderoso são os grandes olhos amarelos. A pessoa que os encara
sofre morte instantânea.
Se a fonte de alimentos é suficiente (o basilisco come todos os mamíferos e aves e a
maioria dos répteis), ele pode atingir uma idade avançada. Acredita-se que o espécime de
Herpo, o Sujo, viveu quase novecentos anos.
A criação do basilisco foi declarada ilegal desde a época medieval, embora a prática seja
facilmente dissimulável, pois basta remover o ovo de galinha do choco do sapo quando o
Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas aparece à porta.
Contudo, uma vez que os basiliscos não são controláveis, exceto por ofidiglotas, eles
oferecem tanto perigo à maioria dos bruxos das trevas quanto a qualquer outra pessoa, e não
há registros de basiliscos na Grã-Bretanha nos últimos quatrocentos anos.

BILLYWIG (GIRA-GIRA)
O billywig (gira-gira) é um inseto nativo da Austrália. Mede cerca de um centímetro e três
milímetros, é azul-safira berrante. Sua velocidade é tão grande que ele raramente é percebido
pelos trouxas e, muitas vezes, nem pelos bruxos até receberem sua picada. As asas do giragira
saem do alto da cabeça e rodam a grande velocidade quando ele voa. Na extremidade
oposta do corpo há um ferrão longo e fino. Quem é picado por um gira-gira sente tonteira
seguida de levitação. Há gerações, jovens bruxas e bruxos australianos têm tentado apanhar
gira-giras para provocá-los e serem picados por eles, produzindo assim esses efeitos
colaterais mesmo que o excesso de picadas possa fazer a vítima flutuar no ar descontrolada
durante dias seguidos. Nos casos em que há uma forte reação alérgica, essa flutuação pode se
tornar permanente. O ferrão seco do gira-gira é usado em várias poções e acredita-se que seja
um dos ingredientes do popular doce Delícias Gasosas.

BOWTRUCKLE (TRONQUILHO)
O bowtruckle (tronquilho) é uma criatura que guarda árvores, encontrável principalmente no
oeste da Inglaterra, sul da Alemanha e certas florestas da Escandinávia. É dificílimo de
localizar por ser pequeno (no máximo vinte centímetros de altura) e aparentemente formado
por tronco e gravetos com dois olhinhos castanhos.
O tronquilho, que se alimenta de insetos, é uma criatura pacífica e extremamente tímida,
mas se a árvore em que ele vive é ameaçada, há quem diga que ele salta sobre o lenhador ou
sobre o cirurgião-florestal que está tentando danificar sua habitação e fura os olhos deles com
seus dedos longos e afiados. Oferecer bichos-de-conta aos tronquilhos os acalma por tempo
suficiente para uma bruxa ou um bruxo retirar madeira de sua árvore para a fabricação de uma
varinha.

BUNDIMUN (BANDINHO)
O bundimun (bandinho) é encontrado no mundo inteiro. Ele infesta as casas, perito que é em se
infiltrar sob as tábuas do soalho e rodapés. A presença do bandinho em geral é anunciada por
um fedor de decomposição. Ele secreta uma substância que apodrece até as fundações da
habitação em que se encontra.
Quando em repouso, o inseto lembra uma mancha de fungo esverdeado dotada de olhos,
embora quando se assuste ele fuja com suas numerosas perninhas finas. Alimenta-se de
sujeira. Os Feitiços de Limpeza acabam com a infestação de bandinhos em uma casa, mas se
seu dono deixou que os insetos proliferassem livremente, ele deverá entrar em contato com o
Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas (Subdivisão de Pragas)
antes que a casa desmorone. A secreção de bandinhos diluída é usada para preparar certos
fluidos mágicos de limpeza.

CENTAUR (CENTAURO)
O centauro tem cabeça, tronco e braços humanos ligados a um corpo de cavalo cujo colorido
varia. Inteligente e dotado de fala humana, a rigor, não deveria ser chamado de animal, mas a
seu próprio pedido foi assim classificado pelo Ministério da Magia (veja a Introdução deste
livro).
O centauro habita a floresta. Acredita-se que ele teve origem na Grécia, embora haja
atualmente comunidades desses animais em várias partes da Europa. As autoridades bruxas
em cada país em que há centauros destinaram a eles áreas em que não serão incomodados
pelos trouxas; porém, eles não têm grande necessidade da proteção bruxa, pois contam com
recursos próprios para se esconder dos humanos.
O modo de vida do centauro é envolto em mistério. Geralmente, eles têm tanta desconfiança
de bruxos quanto de trouxas e, na realidade, parecem não fazer grande diferença entre os dois.
Vivem em rebanhos que reúnem de dez a cinquenta membros e gozam da reputação de
entender de cura mágica, adivinhação, manejo do arco e astronomia.

CHIMAERA (QUIMERA)


A chimaera (quimera) é um monstro grego raro com cabeça de leão, corpo de bode e rabo de
dragão. Feroz e sanguinária, ela é extremamente perigosa. Só se conhece um exemplo de
alguém que tenha abatido uma quimera, mas o azarado bruxo em questão caiu do seu cavalo
alado (veja página 63) e morreu pouco depois, sem forças. Os ovos da quimera são
classificados como Artigos Não Comerciáveis Classe A.

CHlZPURFLE (CHIZÁCARO)


O chizpurfle (chizácaro) é um pequeno parasita de até um milímetro e meio de altura com a
aparência de um caranguejo e dotado de grandes presas. É atraído pela magia e pode infestar
o pelo e as penas de criaturas como crupes e agoureiros. Penetra também a habitação de
bruxos e ataca objetos mágicos tais como varinhas, que ele rói gradualmente até o cerne
mágico, ou então se instala em caldeirões sujos, onde engole qualquer restinho de poção.16
Embora o chizácaro possa ser eliminado facilmente com qualquer das poções patenteadas à
venda no mercado, várias infestações podem exigir uma visita da Subdivisão de Pragas do
Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas, pois o chizácaro
quando inchado por substâncias mágicas torna-se muito difícil de combater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário